Dois Pois

Se nunca tivessem inventado a roupa, seriamos todos muito peludos... Já agora, vale a pena pensar nisso...

2/23/08

"Manias Bananasca" (Part II) romance

Quem visse passar o Manias na rua, não precisava de relógio para saber as horas as horas, bastava olhar para o focinho do mariola;
- Por volta das 10:30 o Manias já apresentava um tom avermelhado na ponta do batatudo nariz e por baixo dos olhos.
- Pouco antes do meio-dia, o avermelhado já era geral, dando a impressão que lhe ia rebentar a cabeça, isto provocaria o fim da vida aos seres presentes num raio de pelo menos 50 metros devido o pivete insuportável gerado pela incrível quantidade de merda que se encontrava dentro de sua cabeça.
- As duas da tarde, já depois do almoço em casa da mãe e da caminhada mais perigosa do seu dia: subir a ruela de casa da mãe para a tasca do Quim Botija, ruela de extrema inclinaçao e feita de paralelos já gastos e ondulados que um dia pregaram uma rasteira a Manias de tal ordem que o pobre coitado foi ao chão e por culpa a barrigada de bóias de toicinho da mãe juntamente com o exagero de minis e tremoços que já tinha encanalizado de manha, ficou redondo, e desatou a rebolar ladeira abaixo só parando quando bateu com os dentes na borda da Fonte da Salvação, lá em baixo, no Largo dos Inúteis; mas nem depois de espetar com os cornos na fonte o inútil ficou salvo; ficou apenas com um bruto dum galo que o deixava chateado porque esse era de tal maneira que lhe levantava a pala da boina, deixando assim os olhos a luz e as ramelas a vista das campónias todas da aldeia. Mesmo com o seu ar javardo e gordo, o Manias era um gajo vaidoso. E esta hein??
Continuando, as duas da tarde, Manias começava o que lhe chamavam “a metamorfose boneio-bigodal”, o seu estupidamente farfalhudo bigode ia ficando mais e mais despenteado ao longo da tarde bem como o grau de inclinação diagonal da velha boina.
Ao anoitecer, o bigode atingia o auge da sua metamorfose e a boina já não estava na cabeça. Atingido este estado, Manias deixava de ser um homem, dando lugar a um ogre vermelho e de bigode, e assim se conservava ate ao dia seguinte.

3 Comments:

At 1:14 PM, Blogger Alface said...

This comment has been removed by the author.

 
At 1:21 PM, Anonymous Anonymous said...

Zézé, nem sei cm o pessoal nao comenta o blog! és um verdadeiro saramago!! força!

 
At 2:43 PM, Anonymous Anonymous said...

ainda bem que estao de volta!! espero que continuem!! grande livro, já há editora?

 

Post a Comment

<< Home